Durante a pandemia, muitas pessoas passaram a exercer suas atividades online. Dentre essas atividades, muitos negócios de altos valores são fechados exclusivamente pela internet.

O que antes era fruto de uma certa estranheza, virou uma rotina. Crescem ainda os serviços online, que estão atendendo a nova realidade: bancos virtuais, certificado digital, assinatura digital, consultorias online, assessorias virtuais, vendas e visitação de imóveis online, entre outros.

Quando uma determinada questão se torna rotineira, é natural que a gente se acostume e, por isso, pare de prestar atenção em certos detalhes. Exatamente nesse momento podemos nos deparar com um problema (ou com muitos!).

Por isso, elencamos alguns dos cuidados básicos que devemos ter em relação aos negócios e investimentos firmados em ambientes virtuais.

Cuidado com a utilização de sites e contratos forjados.

Os crimes praticados no domínio virtual são cada vez mais bem elaborados. As entidades criminosas são organizadas e podem desenvolver até mesmo sites, presença nas redes sociais, bem como provas e contratos forjados, para a aplicação de golpes na internet. Por isso, seria importante verificar a autenticidade de todos os documentos recebidos.

Verifique a identidade da pessoa (física ou jurídica) antes de negociar ou contratar online.

Lembrando que muitas consultas são públicas e podem ser verificadas gratuitamenteꓽ

As profissões regulamentadas podem contar com consultas públicas de inscritos, tais como o cadastro mantido pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

Da mesma forma, as consultas da Junta Comercial acerca de empresas registradas também são públicas e gratuitas. A inscrição ou situação cadastral de empresas pode ser verificada na Receita Federal do Brasil, entre outras inúmeras possibilidades.

Para contratações com empresas ou pessoas situadas no exterior, o cuidado deve ser redobrado.

Verifique com alguém que esteja no local a idoneidade da empresa, do prestador de serviços ou do fornecedor. De preferência, consulte um terceiro independente para obter tais referências. Vale ainda checar o endereço da empresa, mesmo que não pretenda comparecer no local.

Quando a esmola é demais…

O santo desconfia! Geralmente os golpes e fraudes virtuais utilizam das necessidades das pessoas e das empresas para atrair os usuários, potenciais vítimas.

Isso inclui ofertas extremamente atrativas, fornecimento de serviços por valores muito abaixo do mercado, entre outras supostas “vantagens e benefícios”.

Por isso, embora tais situações promocionais possam efetivamente existir dentro de determinados contextos, vale verificar com atenção redobrada.

Assinatura eletrônica ou digital de contratos.

Durante a pandemia, tem sido extremamente comum assinar contratos online ou digitais. No entanto, as empresas precisam atentar para as necessidades específicas de gestão e monitoramento dos contratos assinados dessa forma, requisitos formais, entre outros.

Do mesmo modo, acaba sendo mais fácil descuidar da revisão dos contratos assinados pela internet, em virtude da rapidez nos negócios no ambiente virtual.

Assinatura digital x Certificado Digital – Segurança para documentos virtuais

O certificado digital é um arquivo eletrônico que propicia transações em ambiente digital pela autenticação da identidade por meio virtual. O certificado digital funciona como uma carteira de identidade eletrônica para pessoas físicas ou jurídicas. Essa validação se dá pelo ICP-Brasil. Por intermédio do certificado digital é possível validar documentos.

A assinatura digital confere a autenticação de documentos pela criptografia, assegurando a identidade de quem está assinando o documento. Confere a certeza de que o documento foi assinado pelo signatário e não foi alterado.

Vale sempre checar tais aspectos antes de efetuar gastos ou transferir valores.

Se o negócio ou investimento envolve altos valores.

Todo cuidado é pouco. Para negócios envolvendo valores altos deve ser contratada uma consultoria ou uma auditoria independente, dependendo do caso, com a finalidade de prevenir o investidor acerca de riscos ou perdas no futuro.

O cuidado deve ser tomado com relação aos sites e aplicativos de investimento, haja vista que é muito comum a utilização de tais ambientes para fins de fraude.

Existem excelentes oportunidades nesses ambientes, mas a veracidade das informações deve ser questionada e verificada. Esse é o caso tanto para quem está investindo, como para quem deseja captar investimentos online.