Qual é o segredo dos contratos se o Google oferece uma infinidade de “modelinhos”, isso qualquer um faz, não é só mudar o nome das partes?

Sim e não! Obviamente temos de admitir que o Google ajuda muito no que tange ao acesso e a praticidade das informações, desde que essas informações tenham conteúdo que façam sentido para regulamentar direitos e obrigações de uma relação contratual. Fazer o copia/cola sem sequer entender as cláusulas, ou deixar de considerar peculiaridades importantes de uma relação, pode não ser o fim do mundo, afinal tudo pode ser resolvido no Judiciário, correto?

A resposta é sim, no entanto não é prático e tampouco barato, pois sabemos da morosidade do nosso judiciário, mesmo com os atuais procedimentos de mediação e arbitragem, na tentativa de se estabelecer acordos entre as partes, os procedimentos são demorados, além da despesa que se terá com a contratação de um advogado e das custas processuais sem contar todo o aborrecimento que gera uma ansiedade que talvez não traga o resultado esperado.

Um Contrato bem elaborado funciona como um refresco para a memória, no momento do conflito é só dar uma lida sobre o que foi combinado e isso acalma qualquer impulso mais acalorado!

Além de um Contrato bem elaborado, com cláusulas que possam dirimir conflitos e interesses entre as partes, de forma personalizada e eficiente, sem o famoso “copia/cola” de outras relações, que por vezes nem são aplicáveis a sua relação, a gestão de contratos representa também o monitoramento de tudo o que foi discutido no Contrato.

A eficácia de todas as cláusulas contratuais só se dá com a gestão e o cumprimento do quanto acordado, alguns questionamentos são relevantes como: será que o projeto ou serviço foi entregue no prazo determinado? quais prejuízos um atraso pode causar? será que houve atraso no pagamento do contrato? Este fato foi contabilizado da maneira e no período corretos? Ainda para os casos de atraso, será que as correções foram aplicadas para não implicar em perda da rentabilidade? será que o objeto do contratado ainda é aplicável para as necessidades do Contratante? E a tributação está correta? As retenções foram realizadas? Há riscos de responsabilidade subsidiária? Há riscos trabalhistas? Trata-se de relação de consumo ou civil?

Essas e outras tantas questões não encontram respostas imediatas, por não haver tempo e muito menos dedicação exclusiva a todo esse Ciclo de Gestão dos Contratos, por conta das tarefas pertinentes ao dia a dia das Empresas, obviamente cada área responde por suas responsabilidades, no entanto, não há uma análise e acompanhamento do todo que uma a responsabilidade de cada Departamento, fato está que culmina em uma ineficácia daquele Contrato que foi discutido durante horas até ser assinado!

A Gestão eficaz dos Contratos reunindo uma multidisciplinariedade de conhecimentos, aliada a ferramentas adequadas, representa mitigação de riscos, implantação de governança corporativa, eficiência na aplicação de recursos financeiros que impactam diretamente na redução de custos de forma estratégica.

Busque apoio para Gestão dos seus Contratos e reduza custos desnecessários.