SUPERENDIVIDAMENTO

Olá Amigos,

Esta é nossa primeira de muitas postagens.

Agradeço a este canal a abertura deste espaço para que eu possa ajudar um pouco inúmeras pessoas no dia a dia dos nossos direitos e deveres como cidadão.

Atualmente mais da metade das famílias estão endividadas, tendo como grande vilão o desemprego, o uso do cartão crédito e o cheque especial que é utilizado como complementação de renda.

O superendividado é todo aquele que perdeu a capacidade de pagamento das dívidas contraídas de uma maneira geral, mas é bom saber que possuem direitos e deve exercê-los .

É o que determina o Código de Defesa do Consumidor (CDC), o Código Civil e a própria Constituição Federal quando trata do princípio da dignidade da pessoa humana. O superendividado não tem vida!

Se você perdeu a capacidade de pagar suas dívidas por motivos diversos, você pode ajuizar ações requerendo uma revisão geral dos contratos de crédito para o fim de assegurar o reparcelamento, diminuição dos juros ou redução do próprio montante da dívida.

No mais, segue algumas dicas para iniciar a jornada contra o superendividamento:

- Comprar o estritamente o necessário;

- Descuido no consumo as dívidas reaparecem;

- Insira em um papel todos os seus credores, incluindo os vencimentos e quais já inscreveram seu nome no  SPC e Serasa;

-Com os dados acima priorize os que possuem os juros mais altos, os que negativaram seu nome e os serviços essenciais, como, água e energia;

-Existindo dívida em um banco que não aceita negociar ou diminuir o débito faça a portabilidade para outro banco;

Portanto, pessoal muitas vezes é necessário a baixa de um padrão para depois retornar a um padrão anterior.

E persistindo todos os problemas, bem como em caso de qualquer dúvida um advogado da sua confiança ou o Procon da sua cidade.

E-mail para dúvidas: marcos@cotrimadvocacia.com.br