Como é do conhecimento de muitos no próximo dia 29 de novembro é o dia da tão esperada BLACK FRIDAY. Data marcada pela para comprar de produtos desejados com descontos significativos.

O conceito teve origem nos Estados Unidos e é a data que marca o início das compras natalinas no pais do “Tio Sam”.

No Brasil, ocorreu a primeira BLACK FRIDAY, em 28 de novembro de 2010, o evento ocorreu de forma totalmente on-line, evento este que nos anos posteriores se difundiu para todos os ramos do mercado de consumo. Inclusive algumas empresas adotam a postura de que o BLACK FRIDAY dura o mês de novembro inteiro.

Porém, nas últimas edições da BLACK FRIDAY, foi possível constatar diversos relatos de consumidores com reclamações que variam desde queixas de mudança de preços ao finalizar a compra casos em que o produto ou o serviço oferecido não estavam disponíveis no estoque da loja virtual e o famoso fato de algumas lojas aumentarem o preço do produto no dobro para depois reduzi-los pela metade, ou seja, o conhecido metade do dobro!!!

Tais condutas, condutas caracterizam nítida ofensa as normas consumeristas. Por esta razão separamos algumas dicas de cuidados a serem aderidos pelos consumidores.  

Fique atento!! Pesquise os preços antes, com o fim de comparar os anúncios vinculados no próximo dia 29, veja se de fato o produto está sofrendo um desconto relevante, ou se os valores não sofreram aumentos desproporcionais para caracterizarem um falso desconto.

Principalmente em casos de compra on-line verifique se a loja virtual disponibiliza informações claras acerca do produto, estoque, prazo de entrega, meios de envio e formas de pagamento, e se estas estão vinculadas a plataformas segura com e-paypal, mercado pago entre outras.

O fornecedor deve fornecer também informações precisas sobre a sua localização física, tais como nº CNPJ endereço telefone da central de atendimento ao consumidor.

Lembre-se em caso de compra on-line mesmo que se trate de um baita desconto o consumidor pode exercer o direito de arrependimento em até 07 dias do recebimento do produto independente de vicio de qualidade!!

Vale a pena deixar aqui também um mais uma dica, o PROCON DE SÃO PAULO disponibilizou uma lista de empresas que nas últimas edições da BLACK FRIDAY, tiveram reclamações junto ao PROCON e não responderam e não foram encontradas.

https://sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php

Feita estas considerações desejamos a todos Boas compras.

Paulo Henrique Domingos

Advogado OAB/SP 396.128

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