Novos tratamentos dão esperança de uma vida normal na fase adulta para o autismo, e um dos tratamentos mais celebrados no mundo é o Modelo Denver, ou Método Denver, um tratamento normalmente negado por planos de saúde. Felizmente, a Justiça tem dado ganho de causa aos pedidos que ingressam no judiciário.

Nos últimos anos, a medicina obteve importantes avanços no tratamento de crianças ou pessoas em geral com autismo. O site de notícias G1, por exemplo, trouxe recentemente a belíssima história de Enã Rezende, de 26 anos, um rapaz diagnosticado com autismo aos 19 anos e que conseguiu se formar em medicina. Veja a história AQUI

Em outras palavras, a medicina tem replicado um número cada vez maior de histórias de pessoas que superaram as dificuldades iniciais do autismo e, dessa forma, tem levado uma vida normal. Isso, claro, depende de um acompanhamento com um profissional de saúde ainda infância. E um dos métodos mais inovadores no tratamento do autismo é o chamado Método ou Modelo Denver.

O que é o autismo?

Mas o que é exatamente o autismo? O termo “autismo” deriva da palavra grega “autos”, que significa “próprio” ou “em si mesmo”. Ao acrescentarmos o sufixo “ismo”, a palavra assume a ideia de orientação ou estado. Assim, autismo indica uma condição ou estado de alguém que tem tendência para se alienar da realidade exterior, realizando uma atitude de permanente concentração em si próprio.

Uma das terminologias mais aceitas afirma que o autismo se caracteriza-se por um déficit significativo nos processos de aquisição de habilidades como interação social, comunicação verbal, não verbal e comportamental. Esse comportamento é exteriorizado através da ausência de contato visual e emocional com as outras pessoas; ausência de fala, obsessão por rotinas familiares; fascinação por objetos e utilização do interlocutor como mediador de situações e/ou uso do objeto.

Método Denver ou Modelo Denver

Felizmente, existem tratamentos que minimizam os efeitos do autista e um deles é o chamado Método Denver– considerada uma das maiores descobertas nessa área dos últimos anos.

Em linhas gerais, esse método consiste na intervenção precoce em crianças diagnosticadas com perturbação do espectro de autismo – ou, em outras palavras, são as características conhecidas do autista. Esta abordagem foi considerada, em 2012, como uma das dez maiores descobertas na área médica.

As crianças submetidas a esse tratamento aprendem a interagir ou mesmo são educadas por meio de jogos. Além disso, o Modelo de Denver utiliza as sequências de desenvolvimento infantil como base para a avaliação da criança. Feita a avaliação e diagnóstico, busca-se definir os objetivos de intervenção nas diferentes áreas de desenvolvimento, o que inclui competências sociais, comunicação receptiva e expressiva, desenvolvimento cognitivo e habilidades motoras.

Para criar esta interação social são utilizados três tipos diferentes de jogos e atividades. O primeiro tipo consiste em jogos com brinquedos apropriados à idade da criança. Existem também brincadeiras sociais com o objetivo de promover a interação social. O último tipo de jogos incluem atividades como pintar, desenhar, entre outras, por exemplo.

Todas as atividades do Modelo Denver são criadas para promover a interação social positivas. Estas aumentam a motivação da criança para criar novos contatos sociais e melhoram a capacidade de aprendizagem. O objetivo é promover a importância das recompensas sociais e, consequentemente, melhorar a atenção e motivação da criança.

Veja também: Pediasuit.

Negativa do plano de saúde para o Método Denver

Infelizmente, o tratamento do Método Denver não é barato. Pior: o tratamento não foi incluído no rol de procedimentos da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o que significa dizer que os planos não se sentem obrigados a oferecê-lo na lista de serviços médicos.

Mas, felizmente, o judiciário tem interferido no tema e tem conferido decisões importantes em favor dos familiares dos autistas. Nos últimos anos, o judiciário tem autorizado o tratamento do autismo a partir do Modelo Denver, seja por força de liminar ou decisão definitiva.