A primeira pergunta que os empreendedores se fazem, após terem encontrado a ideia milionária que irá solucionar o problema de todas as pessoas que usarem seu app ou seu produto é: como abrir uma startup?

A resposta é simples digite no google: “como abrir uma startup” e você terá aproximadamente 607.000 resultados...

Mas isso não ajuda muito, pois, olhem a explicação do professor Gustavo Reis: “quanto mais próximo estivermos do infinito ∞, mais próximo também estaremos do 0 (zero)”, ou seja, a quantidade de informação no google é quase infinita, mas a o conhecimento para auxilia-lo(a) na abertura de sua Startup é próxima à 0 (zero).

É por isso que o auxilio de um Advogado e ou um Contador é essencial para abertura de sua Startup, eles serão facilitadores nesse processo, que é um tanto burocrático.

Vou explicar de forma resumida, os passos para abertura de uma Empresa de responsabilidade limitada (para saber mais sobre tipos societários aplicáveis a Startups clique aqui)

1º. Deve ser feita reserva do nome empresarial na Junta comercial do Estado da federação de sua empresa; tempo médio de 2 dias úteis.

2º Após a liberação da viabilidade do nome empresarial,  deve ser feito um cadastro na Receita Federal através do site https://www38.receita.fazenda.gov.br/redesim/index.jsf para gerar um DBE (documento básico de entrada) tempo médio de 2 dias úteis

3º De posse da Viabilidade e do DBE você irá levar a registro na junta comercial o seu contrato social, tempo médio de 15 dias úteis.

4º Após a retirada de seu contrato social da Junta comercial, você deve registrar sua empresa no município onde ela esta sediada, Atenção, em alguns estados como o Rio Grande do Sul que possui uma legislação muito rígida quanto a prevenção e o combate a incêndio, a liberação do Alvará de funcionamento depende do alvará dos bombeiros e todo processo tem levado em média um ano! Sim um ano!

5º Fazer o registro na secretaria da fazenda do Estado em que localiza-se a sede da empresa também é necessário quando há venda algum tipo de material ou serviço que seja tributado pelo ICMS.

5º Por fim é necessário o cadastro no FGTS e Previdência Social!

Pronto! Agora você já pode operar a sua Startup! Simples né?

Tudo bem! E onde o Advogado e contador entram neste processo?

O advogado vai criar seu seu contrato social, veja bem o que eu disse: CRIAR, contratos retirados do google não levam em consideração as necessidades reais do seu negócio, bem como, o contrato social é quem vai apresentar as regras do jogo para os sócios e investidores.

O Contador ira auxilia-lo(a) na jornada para realizar registros no município e Estado, bem como no trâmite perante a junta comercial e Receita Federal.

Tudo bem e além de ficar obrigado a pagar tributos para o que serve tudo isso?

Serve para você saber que este simples processo para criação de uma empresa leva em média 60 dias, podendo levar até um ano, como expliquei acima.

Estas informações são essências para compor seu plano de negócios e devem ser consideradas, inclusive no seu pitch.

 

Eric Ries traz um excelente ensinamento em seu livro “A Startup Enxuta.” – *Leitura obrigatória para o empreendedor de Startups.

“O que torna os insucessos especialmente dolorosos não é somente o dano econômico causado a funcionários, empresas e investidores; eles também são um desperdício gigantesco dos recursos mais preciosos da nossa civilização: o tempo, a paixão e a habilidade das pessoas.”

Por isso, contrate profissionais que posam auxilia-lo a reduzir o tempo de reação das medidas administrativas e burocráticas de sua empresa, as quais, ainda que não sejam preponderantes para seu negócio, são muito importante para o seu sucesso!