Você sabe como é realizado o reajuste do seu plano de saúde?

Os planos de Saúde são regulamentos pela lei nº 9.656/98 do plano de saúde e pelo o Código de Defesa do Consumidor, conforme o STJ.

Para o reajuste das mensalidades os planos individuais e familiar conforme a resolução normativa 171/2008 da ANS são realizados conforme o reajuste aplicado pela ANS.

Nos planos coletivos e empresariais com menos de 30 vidas, o reajuste é aplicado conforme cláusula do contrato de adesão são realizados pelo índice de sinistralidade que é feito conforme o uso do seu grupo no plano, Grupo esse que é composto a cada 30 pessoas escolhido aleatório pela operada.

Na cláusula informa como é realizado o cálculo, ela é totalmente discutível o contrato de acordo com o ART. 06, III do CDC tem que ser claro e de fácil entendimento.  Quando solicitado às operadoras via administrativamente não informam como chegam no percentual do reajuste, por esse motivo quando se entra com um ação judicial é para pedir à operadora como chegou nessa porcentagem do reajuste aplicado conforme cláusula de contrato. 

Ocorre também que os planos de saúde são vedados  a realizar reajustes antes de 1 ano do aniversário do contrato, exceto por faixa etária, mesmo assim muitas operadoras tendem a reajustar contratos antes de 1 ano e usam como justificativa que é aniversário do seu grupo e não do seu contrato, sendo esse reajuste ilegal.