Agora é lei, a pessoa com visão monocular é considerada pessoa com deficiência.
Precisa de ajuda jurídica?
Envie sua dúvida no Dubbio para advogados especialistas e receba a orientação necessária rumo à solução jurídica do seu caso.
Enviar uma dúvida jurídica

A pessoa com a visão monocular, segundo a literatura médica tem redução de aproximadamente 25% no campo visual, o que causa enormes dificuldades cotidianas, sendo necessário entrar com ações judiciais para conseguir alguns benefícios como pessoa com deficiência, por exemplo descontos tributários e até mesmo para receber benefícios previdenciários.
Mas agora com a sanção presidencial do projeto de lei 1.615/2019, o indivíduo que tem a visão monocular passou a se enquadrar na lei federal da pessoa com deficiência (13.146/2015), e assim poderá usufruir de todos os direitos que uma pessoa com deficiência tem.
Desta forma, a pessoa com a visão monocular é uma pessoa com deficiência, sendo reconhecido seus direitos, inclusive poderemos ver esses reflexos no âmbito administrativo do INSS, que nega benefícios previdenciários a essas pessoas, por entender que não são pessoas com deficiência, como por exemplo o BPC – Benefício de Prestação Continuada (LOAS), que atualmente para receber o benefício é necessário procurar o poder judiciário.
É uma boa notícia e uma grande vitória em meio a tantas lutas que as pessoas com deficiências de visão monocular enfrentam no seu dia a dia.
Em caso de dúvidas entre em contato
Acidente de Trabalho Acidente de Trânsito Acidentes de Consumo Aposentadoria Demissão Direito Médico Direitos do Trabalhador Previdência Seus Direitos