Eu fui demitida grávida sem motivo Doutor! pode?
Precisa de ajuda jurídica?
Envie sua dúvida no Dubbio para advogados especialistas e receba a orientação necessária rumo à solução jurídica do seu caso.
Enviar uma dúvida jurídica
Direitos Trabalhista da Empregada Gestante
A empregada gestante tem basicamente 3 direitos, quais sejam:
a) estabilidade no emprego
b) licença maternidade
d) direito a no mínimo 6 exames médicos durante a gravidez
A estabilidade temporária da empregada gestante prevista no art. 392 da CLT, é a proteção contra dispensa imotivada, inicia no momento da confirmação da gravidez e perdura até 5 meses após o parto, a empregada não é obrigada a informar ao patrão, porém se o fizer tem maior segurança contra dispensa imotivada, basta para tanto um exame médico, estes direitos não atingiam a empregada domestica até 2012, contudo hoje já atinge, algumas categorias de trabalhadoras por conta de sua função oferecer risco a gestação tem direito a transferência temporária de função, com retorno a função anterior ao término da licença maternidade, as aeronautas por exemplo é uma delas.
Estes direitos, também podem ser ampliados segundo a lei 11.770/80, as empresas que acrescentam mais sessenta dias de licença a gestante recebem a denominação de empresas cidadã e podem abater este valor pago do IR, acordos e convenções coletivas também podem ampliar estes direitos.
A licença maternidade é o direito da empregada gestante de se afastar do trabalho recebendo o salário e todos os direitos trabalhistas, pelo prazo de 120 dias, ou seja tem direito ao deposito do FGTS, conta este prazo para férias, 13º salário, o inicio da contagem do prazo da licença maternidade é no 28º dia antes do parto, e em caso de parto prematuro inicia-se no dia do parto.
Esta licença gera o salário maternidade que em caso de empregada comum quem paga é o patrão e depois faz a compensação fiscal com o INSS, neste caso o valor da licença é o valor do salário, já a empregada domestica quem paga a licença é o INSS e o valor da salário é o valor do último salário de contribuição, no caso da contribuinte autônoma o valor do salário maternidade é a média do salário de contribuição dos últimos 12 meses.
A mãe adotiva também tem direito a licença maternidade, que varia de acordo com a idade do adotado, qual seja: se até um ano de idade a licença é de cento e vinte dias, se de um ano a quatro anos, sessenta dias, e se de quatro anos a oito anos trinta dias.
A súmula 244 do TST, também garante os direitos trabalhista da empregada gestante, quando o contrato de trabalho é por prazo determinado e se a empregada estiver no aviso prévio.