Comprando um Imóvel? Saiba quais são os cuidados que você deve ter na hora de adquirir ou vender sua casa
Precisa de ajuda jurídica?
Envie sua dúvida no Dubbio para advogados especialistas e receba a orientação necessária rumo à solução jurídica do seu caso.
Enviar uma dúvida jurídica
Antes de mais nada, deve conhecer o imóvel que esta sendo adquirido, visitar o local, conversar com os vizinhos, verificar as ruas de acesso ao terreno, suas condições e posteriores aberturas de ruas, características do terreno , questões sobre energia elétrica, água e redes de esgoto.
Na prefeitura municipal da cidade onde fica o imóvel, você pode verificar a demarcação do lote, com a planta cadastrada no município é possível confirmar se o lote indicado é o mesmo que você visitou.
Após esta análise inicial, é importante verificar toda documentação do imóvel, solicitar junto ao Registro de Imóveis uma matrícula atualizada do imóvel acompanhada das certidões negativas de débitos do mesmo. O contrato de negociação deve ser lido com muita calma, e se houver qualquer dúvida é importante procurar auxilio de um advogado ou do corretor de imóveis.
No documento do imóvel, expedido pelo Registro de Imóveis, é importante verificar se o vendedor é o único dono do imóvel, ou se há outros proprietários, além disso, deve-se verificar a metragem, fração ideal, se existe algum ônus (penhora/hipoteca) ou se o imóvel está totalmente quitado, livre e desembaraçado.
É importante certificar-se se os dados constantes na matricula do imóvel são os mesmos dados constantes nos cadastros da prefeitura municipal.
O Regime de Bens do vendedor também é um aspecto importante a ser observado, se o mesmo for separado ou divorciado verifique se isto esta registrado na matricula do imóvel. Se for casado, dependendo do regime de bens, é necessária também a assinatura da esposa na documentação de compra e venda da área.
Não pague nenhum valor sem antes verificar a segurança do negócio, e se tiver dificuldades na verificação dessas informações, contrate um advogado que poderá realizar toda pesquisa.
Se o imóvel for em condomínio (houve mais de um proprietário), deve constar expressamente na negociação, a área a ser adquirida, sua identificação dentro da área maior.
Para formalização do contrato, deve se providenciar dados completos das duas partes, valor do bem, forma de pagamento e local do pagamento, juros e reajuste das prestações, penalidades em caso de pagamento atrasado ou diferença de metragens.
Ressalvamos que é muito importante que você procure um profissional para lhe assessorar neste tipo de negociação, a fim de dar garantia ao negócio.