Antes de mais nada, deve conhecer o imóvel que esta sendo adquirido, visitar o local, conversar com os vizinhos, verificar as ruas de acesso ao terreno, suas condições e posteriores aberturas de ruas, características do terreno , questões sobre energia elétrica, água e redes de esgoto.

Na prefeitura municipal da cidade onde fica o imóvel, você pode verificar a demarcação do lote, com a planta cadastrada no município é possível confirmar se o lote indicado é o mesmo que você visitou.

Após esta análise inicial, é importante verificar toda documentação do imóvel, solicitar junto ao Registro de Imóveis uma matrícula atualizada do imóvel acompanhada das certidões negativas de débitos do mesmo. O contrato de negociação deve ser lido com muita calma, e se houver qualquer dúvida é importante procurar auxilio de um advogado ou do corretor de imóveis.

No documento do imóvel, expedido pelo Registro de Imóveis, é importante verificar se o vendedor é o único dono do imóvel, ou se há outros proprietários, além disso, deve-se verificar a metragem, fração ideal, se existe algum ônus (penhora/hipoteca) ou se o imóvel está totalmente quitado, livre e desembaraçado.

É importante certificar-se se os dados constantes na matricula do imóvel são os mesmos dados constantes nos cadastros da prefeitura municipal.

O Regime de Bens do vendedor também é um aspecto importante a ser observado, se o mesmo for separado ou divorciado verifique se isto esta registrado na matricula do imóvel. Se for casado, dependendo do regime de bens, é necessária também a assinatura da esposa na documentação de compra e venda da área.

Não pague nenhum valor sem antes verificar a segurança do negócio, e se tiver dificuldades na verificação dessas informações, contrate um advogado que poderá realizar toda pesquisa.

Se o imóvel for em condomínio (houve mais de um proprietário), deve constar expressamente na negociação, a área a ser adquirida, sua identificação dentro da área maior.

Para formalização do contrato, deve se providenciar dados completos das duas partes, valor do bem, forma de pagamento e local do pagamento, juros e reajuste das prestações, penalidades em caso de pagamento atrasado ou diferença de metragens.

Ressalvamos que é muito importante que você procure um profissional para lhe assessorar neste tipo de negociação, a fim de dar garantia ao negócio.