Hipóteses cabíveis para mudança de nome
Precisa de ajuda jurídica?
Envie sua dúvida no Dubbio para advogados especialistas e receba a orientação necessária rumo à solução jurídica do seu caso.
Enviar uma dúvida jurídica
Todos conhecemos pessoas que não gostam de seu nome, pessoas que são constrangidas pela forma como seu nome foi registrado no momento do nascimento e casos onde o que mais se quer é mudar de nome ou corrigí-lo.
Ocorre, entretanto, que para isso acontecer, não basta que o indivíduo não simpatize com seu próprio nome, são necessários elementos mais fortes do que este para que se encontre tutela para o pedido.
O nome civil que carregamos é o que nos identifica perante a sociedade, através dele somos conhecidos e particularizados, sendo assim, é direito fundamental de todos cidadãos, sendo gratuito o registro no momento do nascimento para todos, já que é através dele que nos tornamos titulares de direitos e obrigações. Por estes motivos, as hipóteses para sua mudança devem ser excepcionais e bem justificadas, não bastando se tratar de um mero desgosto.
Em teoria, os oficiais que atuam no registro do prenome civil, não irão registrar nomes que possam expor futuramente a pessoa à situações ridículas e vexatórias, ainda assim, ocorrem casos onde o indivíduo se sente constrangido por ter determinado nome, e este é um dos fatos que pode levar à mudança do mesmo através de ação de retificação de registro civil.
Outra hipótese é a de acrescentar sobrenome ao registro civil, pelo motivo de no momento do registro não ter reconhecimento paterno e ter obtido somente tempos depois, ou em ocasião do casamento civil, onde a esposa passa a utilizar o mesmo sobrenome que seu marido, bem como a averbação para que se retire sobrenome por conta de divórcio, por exemplo.
Avalia-se a possibilidade de mudança de nome e retificação no registro civil também naqueles casos em que a pessoa é notadamente reconhecida através de algum outro nome ou apelido, publicamente, e poucos saibam qual é o seu real nome de registro.
Nos casos de transexual, onde fique-se comprovada a identificação pessoal com sexo diferente daquele em que nasceu, com ou sem cirurgia de alteração, também há a possibilidade de retificação civil, buscando-se com isso evitar situações constrangedoras para a pessoa.
A melhor forma de avaliar a situação da mudança de nome é procurando um advogado especialista, que poderá orientar de forma coerente com o caso em questão, sobre a possibilidade ou não de requerer tal modificação.