Vou viajar: preciso apresentar passaporte de vacinação?
Precisa de ajuda jurídica?
Envie sua dúvida no Dubbio para advogados especialistas e receba a orientação necessária rumo à solução jurídica do seu caso.
Enviar uma dúvida jurídica

Caso prefira, você pode escutar o artigo, clicando aqui !
Com o avanço da vacinação do covid-19 no Brasil e no mundo, alguns lugares turísticos estão exigindo o passaporte de vacinação para comprovar que aquela pessoa está imunizada contra o vírus e assim possa desfrutar daquele lugar de forma segura não só para ela, mas para todos que estiverem lá.
Contudo, surgem dúvidas: é possível que esses lugares exijam o comprovante de vacinação ? Você precisará apresentá-los? Bom, em primeiro lugar, o passaporte da vacina nada mais é que o certificado de vacinação quando usado para entrar num local de acesso exclusivo a pessoas vacinadas.
Saiba que cada estado ou município no Brasil é livre para determinar as medidas sanitárias adequadas para a contenção do coronavírus, então não é porque um determinado lugar não exige que em outro ocorra da mesma forma. Para viagens no exterior, a mesma coisa, cada país tem reagido de um jeito e as restrições também são distintas.
Porém, de toda forma, o certificado digital do ConectSUS pode ser emitido em inglês e espanhol e é aceito para entrar nos países que estão recebendo brasileiros vacinados. Então, para viajar você precisa pesquisar se o seu destino exige ou não esse passaporte. E se exigir, você é obrigado a apresentar?
Depende. Como já mencionado, as regras e restrições variam de uma cidade para outra, podem ter lugares que vão aceitar como substituto por um teste negativo de Covid, já em outros lugares não.
Caso a viagem for de avião, é preciso observar se a companhia area também exige ou não. Isso porque algumas delas já passaram a exigir o comprovante de vacina durante o embarque dos passageiros, porém, daqueles que estão vindo do exterior para o Brasil.
Ficou com alguma dúvida ou precisa de ajuda jurídica especializada? No Dubbio você pode entrar em contato com a base de advogados(as) cadastrados na plataforma e enviar sua dúvida para advogados(as) de todo o Brasil. Se interessou? Basta clicar aqui.