Caso prefira, você pode escutar o artigo clicando aqui

Não é novidade para ninguém que existem diversos cursos na internet. Porém, a nova onda são cursos que prometem falsas vagas de empregos, até porque a taxa de desemprego no Brasil bateu o recorde de 14,7% no primeiro trimestre de 2021. Assim, caracterizando fraude contra o consumidor, empresas vem ofertando produtos e serviços sem a possibilidade de cumpri-los. 

Sabemos que ofertas de emprego aparecem a todo momento em anúncios online, serviços de mensagens instantâneas e redes sociais. Por isso, cada vez mais é importante saber reconhecer essas ofertas de empregos que podem ser fraudes como, por exemplo, observar se o anúncio desta vaga está em um site estranho ou te leva para um site estranho; se a vaga for muito genérica, desconfie; e, principalmente se for necessário pagar um curso necessário para a contratação. 

Mas e se mesmo assim você for prejudicado, o que fazer para cursos que prometem vagas de empregos? Como mencionamos, o primeiro passo é saber reconhecer esse tipo de fraude, assim será mais fácil para você recusar. Então, evite sempre também aqueles que pedem pagamentos em troca de “indicações” de emprego.

O segundo passo é conhecer os seus Direitos! Se uma empresa está vendendo algum curso, ela pode se caracterizar como prestadora de serviços e, por isso, se submetem às regras do Código de Defesa do Consumidor. Assim, elas poderão vir a sofrer represália em casos de publicidade enganosa, cláusulas abusivas e, devem de toda fora,. cumprir o que foi pactuado. 

O terceiro passo é buscar uma ajuda especializada para que você consiga cancelar o contrato ou fazer valer o que foi pactuado entre as partes. No próprio cancelamento você consegue solicitar também o retorno dos valores pagos e corrigidos monetariamente. 

Além disso, se você passar por uma situação dessa, denuncie ao Procon. É importante ter em mente que uma agência de emprego pode encaminhar você para as oportunidades de emprego, mas não podem prometer contratação e muito menos vender curso em troca de oportunidade.

Ficou com alguma dúvida ou precisa de ajuda jurídica especializada? No Dubbio você pode entrar em contato com a base de advogados(as) cadastrados na plataforma e enviar sua dúvida para advogados(as) de todo o Brasil. Se interessou? Basta clicar aqui!